quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Natal sem graça


Não está adiantando. Mesmo falando, pregando e insistindo a cada ano que passa o Natal fica mais sem graça. Por mais que se faça não estamos conseguindo deixar de banalizar a data, o momento, a oportunidade. Se você dúvida do que estou falando comece a prestar atenção nas filas para entrar no shopping center a partir de hoje.

Oh não!! Você é daqueles que fica nervoso com a fila do shopping?? Então você já se perdeu. O natal está começando a ficar sem graça para você também.

“Meu Deus, quando vou ter tempo para comprar todos os presentes? Será que vou conseguir pagar as contas e ainda comprar tudo o que preciso com o décimo terceiro? Ahh... acho que ele/ela vai entender, esse ano não vou conseguir presentear todo mundo... só vou comprar presentes para as crianças. Será que vai caber tudo na geladeira? O preço do peru está pela hora da morte (principalmente do peru)”.

Também existe a turma depressiva: “Não gosto do natal, fico triste nessa época.”. Já ouviu isso?

Tudo bem, você pode dizer: “Grande novidade que você está falando (escrevendo). Todo ano, todo mundo fala isso.”. É verdade, até isso já está ficando sem graça. Todo ano a mesma coisa: vamos lembrar de Jesus, o aniversariante... já não vejo mais presépios... na minha época não era assim... blá, blá, blá e blá.

Então vamos seguir para o processo mais humano que pode existir, vamos achar o(s) culpado(s) pelo natal cada vez mais sem graça. Algumas pistas iniciais: as multinacionais do consumo correndo atrás dos lucros; a pós-modernidade; o marketing; nós (os consumistas inveterados); a teologia da prosperidade; o papai Noel; o pessoal do trabalho que não passa sem um amigo secreto; aquele parente que fica chateado se não ganhar nem uma lembrancinha; as crianças que esperaram o ano todo para ganhar o presente; e outras tantas possibilidades.

Interessante, estou olhando a lista de suspeitos e acho que temos bem mais de um culpado. Será que existe alguém inocente nisso?? Não enxergo nem um justo sequer.

A culpa do Natal sem graça sem dúvida não é de Jesus. A graça só foi possível por causa Dele. Todo natal sem Jesus é um Natal sem graça... uma verdadeira desgraça!!

Toda vez que damos algo para o João falamos logo em seguida: “E o quê você diz agora filho?”, ele responde: “Obrigado pai, obrigado mãe.”... Experimente trocar todas as “tradições natalinas” por um simples OBRIGADO sincero à quem de direito. Te garanto que não vai faltar GRAÇA no seu final de ano.

Um feliz natal cheio de GRAÇA para você.

P.S.: Caso a mensagem não tenha surtido o efeito esperado, segue a mesma dica sem graça de sempre: “Vá ao shopping o quanto antes porque depois fica uma loucura. Brasileiro deixa tudo para última hora.”

Nenhum comentário: