segunda-feira, 3 de maio de 2010

Aos cansados - parte 2

Na verdade existem dois tipos de cansaço. O primeiro deles é fruto do desgaste físico e mental das nossas várias atividades e esforços. O segundo (e mais complexo) é fruto da expectativa dos problemas e esforços futuros, mais conhecido como ansiedade. E quando me dei conta disso descobri porque ultimamente não estou conseguindo usufruir do descanso.

As oportunidades criadas pelo primeiro tipo de cansaço são facilmente assimiladas por todos nós e nos fazem sentir orgulhosos. Ao contrário disso, a ansiedade não traz consigo nenhuma oportunidade positiva. Ela apenas nos faz cansar previamente, sem contudo nos mostrar qual o motivo. E quando não há motivo, não há nada do que se orgulhar.

Interessante não acha? o bom cansaço se produz do passado, já o mau cansaço se produz do futuro. Sendo o presente o elo de ligação entre passado e futuro, o fruto dos cansaços, seja o bom ou o mau estão sobre os nossos ombros AGORA.

Provérbios (12:25) diz claramente que a ansiedade gera apenas abatimento e quando somamos cansaço mais abatimento o produto dessa adição não é nada leve para carregar sobre os ombros.

Além disso, existe uma contrapartida para o bom cansaço passado. Você consegue enxergar o quando ele vale. Seja o salário no final do mês, a boa nota na prova, a formatura, o carro novo, o bom relacionamento familiar, a progressão profissional. No caso do cansaço futuro não conseguimos nunca mensurar se ele valerá a pena ou não. Pior, quase sempre chegamos a conclusão de que ele não valeu nada.

Zeca Pagodinho talvez tenha achado a fórmula para reduzir pela metade o cansaço... deixe a vida te levar!!

Como desconfio não ser essa a melhor alternativa, sigo cansado em busca de outras mais confiáveis.

E pra variar um cochilo no sofá com direito a acordar com a cara do meu amigo da foto.

Abraço e um bom cochilo aos cansados.


Nenhum comentário: