quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Quem tem ouvidos ouça

“Ouça a sua vida.” O conselho é de Frederick Buechner, escritor e teólogo. Em 2011 essa foi a minha tarefa diária, meu compromisso comigo mesmo e com Deus. Passei um ano afinando os ouvidos do espírito e da alma, tentando descobrir a minha partitura numa música escrita a quatro mãos. Descobri que aprender a contar os anos de modo a alcançar um coração sábio não é lá tarefa fácil, mas é muito prazerosa.

Somos extremamente letrados em ouvir e perceber o mundo, a sociedade, as idas e vindas econômicas e políticas e o movimento das marés, porém, na maioria das vezes somos como surdos quando se trata de nos ouvir, ouvir a nossa vida.

Ouvir sua vida pode lhe mostrar o quão inteligente e ignorante você é e talvez por isso poucos se ocupem deste tipo de audição. Sabedoria e inteligência não são sinônimos e só ouvidos afinados com o passar dos anos podem sutilmente ir percebendo as nuances desta diferença.

Ouvi este ano de uma maneira nunca ouvida antes. Ouvi minha casa, ouvi minha família, ouvi meus amigos, ouvi minha igreja, ouvi meus irmãos, ouvi Deus. Conheci muita gente e ouvi sons afinados e desafinados vindo delas. Viajei geograficamente e espiritualmente com trilhas sonoras diversas que despertaram em mim os mais variados sentimentos e emoções.

Ouvi o som produzido pelos cristãos e pelos fariseus, pelos ricos e pelos pobres, pelos influentes e pelos influenciados, pelos jovens e pelos velhos, pelos adoradores e pelos religiosos, pelos loucos e pelos sãos, pelos amigos e pelos inimigos. Ouvi barulhos, rumores, suspiros, aclamações, reclamações. Ouvi gratidão, ingratidão, reconhecimento e fofocas. Ouvi.

E como foi bom ouvir isso tudo. Como é bom!

Te convido a ouvir! Te garanto que no meio de tantas vozes uma certamente vai sobressair. Quando seus ouvidos estiverem verdadeiramente aguçados você vai ouvir uma voz diferente. Uma voz mansa e suave no meio de toda essa bagunça sonora.

Quem tem ouvidos ouça!

Nenhum comentário: