sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Uma dica errada

Como não devo ser diferente da maioria ainda me lembro dos desenhos animados que eu assistia na minha infância. Um deles até hoje me vem a mente toda a vez que eu tenho que fazer alguma escolha importante. O desenho era do Pluto (o cachorro do Mickey Mouse). A história era a do gatinho recém-adotado pelo seu dono e que de alguma maneira colocava em risco todas as regalias conquistadas pelo cachorro até então. O ciúme aos poucos ia tomando conta do cachorro todas as vezes que ele via o novo hóspede receber atenção e carinho do seu dono. Isso acontece até o momento que o gatinho cai em um poço, aí começa o duelo de consciência do Pluto. Repentinamente lhe aparecem o Pluto anjo e o Pluto demônio. Cada um com seu argumento para salvar ou não salvar o gatinho.

Alguns poderiam argumentar que o processo é perfeitamente explicável através de duas palavras: tentação e resistência. O demônio está sempre dando a dica errada e o anjo (Espírito Santo) te aconselhando a resistí-la. Algo parecido com o que Paulo disse: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.” (Rm 7:18-19). Ou seja, temos uma queda pela dica errada.

Mas acho que tem saída para o problema. A dica errada parece certa. Assim sendo, se já sei que a dica errada é a que mais parece certa então é só optar pela que parece errada. Certo?... humm, não sei. Acho que posso me confundir na hora e optar pela errada que mais parece certa e pensar que a certa era a errada ou vice-versa. Tudo é muito rápido... “sem querer” posso escolher o errado pelo certo. Que confusão.

Na realidade o difícil é escolher a favor daqueles que na minha visão estão atrapalhando, estão incomodando, estão jogando contra e puxando meu tapete. A lógica joga a meu favor nesses momentos. Toda decisão que me beneficia parecer ser a escolha correta e ninguém em “sã” consciência me condenaria por isso. Só estou me preservando, nada mais. Mas pela ótica divina o certo aos nossos olhos nem sempre o é aos olhos de Deus.

No desenho o Pluto acaba resistindo a tentação de deixar seu “inimigo” morrer afogado e mesmo correndo o risco de ter que dividir suas regalias o salva. O resultado é um novo e bom amigo cheio de gratidão.

Acho que Jesus quis dar essa dica quando disse: “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;”

Parece uma dica errada mas não é.

Mas que as vezes dá vontade de afogar uns e outros, isso dá – bem disse Paulo. O segredo é resistir e ver a dica errada (que parece certa) fugir de você (de nós).

Nenhum comentário: