terça-feira, 13 de outubro de 2009

Humildade?

Sempre falamos em nossas pregações, estudos ou palestras a respeito do pecado do orgulho e da necessidade de cultivarmos a humildade em nossas vidas. Estes temas, embora sempre em evidência, não são tão fáceis de serem compreendidos e aplicados em nossa rotina diária.

Você já deve ter ouvido uma frase, as vezes com sentido cômico, onde pessoas dizem: “Eu tenho orgulho da minha humildade!”, é impressionante como isto é uma realidade. Moody dizia que o simples fato de pensarmos ou falarmos a respeito da nossa humildade, acaba de alguma forma incitando o orgulho pessoal; dizia que, via de regra, as pessoas verdadeiramente humildes não pensam nas razões de ser ou não ser humilde, pensam apenas em agradecer à Deus por suas virtudes, qualidades, aptidões, dons, talentos e principalmente retribuir isto tudo à Ele de maneira a engrandecer o Reino de Deus.

Este pensamento é muito positivo e proveitoso na luta contra um dos maiores obstáculos na realização da obra de Deus... a FALSA HUMILDADE (Cl 2:23). Quantas vezes pessoas não são convidadas a exercitar seus dons e talentos e respondem dizendo: “Eu não sou a pessoa certa.... eu não tenho dom para isso... você tem certeza que eu sou a pessoa mais indicada?... porque não transferimos esta responsabilidade para Fulano de Tal?, que com certeza é mais preparado que eu.”... a maioria delas acha que agindo desta forma está sendo humilde, sem saber que a intenção do coração é o que realmente vale na balança da humildade, ou seja, quais são seus motivos quando responde desta forma?!?! Até mesmo quando somos elogiados por algo que fizemos somos tentados a não aceitá-lo, achando que isto demonstra humildade, quando o correto seria agradecer o elogio e transferir a glória a quem de direito... Deus.

No meu ponto de vista, ser humilde significa conseguir me ver da maneira que Deus me vê... nem mais, nem menos. Somos humanos falhos, cheios de defeitos e em muitas vezes carentes de reconhecimento humano... mas também somos criação de Deus, cheios de inteligência, de capacidade realizadora e principalmente capazes de APRENDER, de conquistar, de traçar objetivos e correr na conquista deles... assim como Paulo devemos dizer: “Posso todas as coisas Naquele que me fortalece” (Fp 4:13). Em nós mesmos não conseguimos grandes coisas, mas em Deus somos capazes de grandes prodígios.

Falando um pouco mais francamente eu diria: chega de se fazer de coitadinho e achar que isto é humildade. Use tudo o que puder e possuir para engrandecimento do nome de nosso Senhor... se este for o real motivo não se preocupre com as demais coisas, pois elas te serão acrescentadas no momento certo (Mt 6:33).

“Pv 15:33 - O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra.”

Certo???

Abraço

Nenhum comentário: