quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Um amigo humilde (saudades)

Um amigo humilde – Um excelente remédio contra o orgulho

* Publicado a pedido do Dhiego (Tenda Fazendinha)

As vezes somos tentados a achar que sabemos tudo, que somos auto-didatas, que conseguimos fazer mais e melhor que todos os outros. Contra esse tipo de pensamento Deus as vezes nos dá um remédio muito eficiente. Esse remédio, ao contrário de outros, não é um remédio ruim de tomar. Não tem sabor esquisito, muito pelo contrário. Ele é tão agradável que nos enche de prazer todas as vezes que precisamos tomá-lo.

Quando o orgulho nos rodeia de perto Deus escolhe pessoas que sabem muito mais do que nós, que são mais humildes que nós, que são mais mansas que nós para nos ajudar em assuntos e tarefas que imaginamos saber muito. Pessoas que não cobram por dividir seu conhecimento, que não querem colher aplausos mas simplesmente amizades. Que se satisfazem apenas em saber que podem ser úteis de alguma maneira.

Para essas pessoas Deus é extremamente generoso. Ele as agracia com dons e talentos que nos deixam de queixos caídos, porque ele sabe que isso retornará para ele através dos pequeninos, daqueles que podem beber da sabedoria e do conhecimento desses irmãos.

O problema é que hoje não vemos mais desses remédios em abundância por aí e os que existem parecem que passam em nossas vidas de uma maneira muito rápida. Para alguns são amigos mais chegados, para outros apenas um conhecido e para a maior parte apenas um irmão lá da igreja.

O nosso amigo e irmão Oziel foi um desses remédios contra o orgulho. Um professor como nenhum outro. Dons e talentos eram a sua marca registrada, junto com a humildade e a mansidão. Colheu amigos ao invés de aplausos e elogios. Era contado entre os grandes mas preferia viver entre os humildes, entre aqueles que realmente precisavam. Com simplicidade sabia repartir tudo o que tinha e fazia questão de não ficar com nada.

Pena que remédios como esse nos sejam dados em doses homeopáticas. Um dia porém tomaremos a definitiva vacina contra o orgulho. Um dia veremos o amor face a face. E faremos isso junto com o Oziel (in memorian), nosso amigo mais chegado que irmão.

Nenhum comentário: