segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Feliz todo dia


De acordo com alguns estudiosos da sociedade um dos grandes problemas das novas gerações para alcançar novas conquistas na vida é a Procrastinação (ato de deixar para depois, adiar ou postergar).

Não muito longe disso, a maioria dos livros e vídeos de auto-ajuda se focam nesse ponto repetidas vezes. Parece que a máxima “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje” está perdendo espaço em meio a pessoas que esperam ganhar dinheiro (com o mínimo esforço possível) para então não fazer mais nada, seja hoje ou amanhã.

Se você é responsável por uma casa ou pela manutenção de algo vai ver que sempre há um conserto a se fazer e que caso não seja feito no tempo correto o problema só aumenta, chegando as vezes a não ter mais solução. Se você é um empresário, trabalhador autônomo ou contratado vai ver que deixar de fazer as coisas no tempo certo significa perder dinheiro ou o emprego.

Me incomoda ler algumas biografias e constatar que grande parte dos homens e mulheres do passado fizeram muito mais do que nós sem contar com 1/10 dos recursos tecnológicos que dispomos hoje e com uma expectativa de vida muito menor que a nossa. Com o passar do tempo temos perdido esse senso de urgência e a visão de que nossa existência tem um propósito. Vivemos por viver e fazemos coro deixando ela (a vida) nos levar quando e como quiser.

Há quem diga que o futuro nos reserva um ambiente de “ócio criativo”, eu duvido, tenho visto muito mais ócio que criatividade na maioria dos mortais, ou pelo menos a busca dele. Assim como a fé é morta sem as obras, me permito dizer que a criatividade sem o trabalho também é. Não acredito que as mentes mais criativas desse planeta dormem e acordam com seus trabalhos prontos sem nenhuma dedicação ou persistência.

Se olharmos atentamente ao nosso redor, em que pese todo o avanço da sociedade, ainda há muito o que fazer em todas as áreas de nossa vida – pessoal, profissional, afetiva e espiritual. Ainda há muito o que se estudar, aperfeiçoar, criar, desenvolver e produzir. Ainda há muito o que se fazer debaixo do céu assim como haverá acima dele. Não fomos criados para o descanso (ócio), ele deve vir como consequência de uma vida produtiva e criativa ou criativa e produtiva – nesse caso a ordem dos fatores também não altera o produto, apenas a falta de algum deles.

Como diz o sábio escritor de provérvios: “A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta.”

Outro sábio contou uma história em que três homens estavam discutindo sobre o melhor momento para cortar um bom galho de árvore para fazer uma enxada. Um disse que o melhor momento seria na primavera, quando a seiva estava subindo. O galho então seria forte e flexível. Outro disse que o verão seria o melhor momento, porque a madeira estaria no topo de sua forma. O terceiro homem disse que ambos estavam errados - outono seria a melhor época, quando a seiva tivesse amadurecido e aperfeiçoado a madeira. Então um velho fazendeiro desceu a rua e, disseram eles: "Vamos perguntar a ele. Diga-nos, qual é o melhor momento para cortar um galho para se fazer uma enxada?" Ele respondeu: "Quando vocês o verem. Ele pode não estar lá da próxima vez que passarem por ali!".

Então é isso. Temos um ano novo em nossa frente, melhor fazer agora... só passaremos por ele uma única vez.

Depois tente adivinhar quem vai se fartar.

Aos diligentes, feliz 2010... ou melhor, feliz todo dia.

4 comentários:

Danilo disse...

Ola Adeildo!

Graça e Paz!

Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

Abraços em Cristo e Paz!

Danilo Fernandes

http://www.genizahvirtual.com/

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti!

Medite no Sl 36.8,9

Nele, Pr Marcello

Feliz 2010!

Visite>> http://davarelohim.blogspot.com/

e veja o texto:

Embaixadores da reconciliação

Unknown disse...

Feliz todo dia pra vc tbem

Unknown disse...

Adorei !! Feliz todo dia para todos nós!!