quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Shoppings, megastores e igrejas

Recentemente tive a maravilhosa oportunidade de conhecer alguns países e cidades da Europa. A viagem além de cansativa (coisa do tipo farofeiro brasileiro na Europa, querendo ver tudo antes que o dinheiro acabe) é sensacional para quem, como eu, gosta de história e estórias.

Muitas coisas me chamaram a atenção na viagem mas uma delas me fez refletir um pouco. Em todas as cidades que visitamos as maiores construções eram igrejas. Como a maioria das cidades são preservadas como patrimônios históricos e culturais da humanidade, todas elas ainda mantém sua aparência antiga e seus monumentos e construções de época. Claramente se vê que no passado as igrejas eram o centro das atenções e de reunião das pessoas.

Voltando ao Brasil e conhecendo nossas modernas cidades vi que as maiores construções são shopping centers, supermercados e megastores. Os templos do consumo regem a vida moderna.

Daí pensei: será que é possível estabelecer alguma relação nisso quando falamos de Megachurchs (mega igrejas)? Algo do tipo: no princípio era a igreja; a igreja começou a comercializar a fé; a fé virou produto; a igreja virou supermercado/shopping e os fiéis viraram consumidores????

Vivendo numa sociedade consumista que Deus nos ajude a construir igrejas (pequenas, grandes ou megas) para onde levemos nossos espíritos para adorar e não carrinhos de compra.

Todavia eu prefiro ser adorador que consumidor!... e você?

Pense nisso!

Abraço

9 comentários:

marcinho disse...

muitoo bom, adorador por excelencia o caminho e ardo a luta e grande mais a misericordia de cristo chegarei la
abraxx marcinho

Unknown disse...

Del...Simplesmente com Texto extraordinarios...e edificantes para todos nós...abraço..valew irmão..

Tânia Amorin disse...

Muito bom o texto Del, eu também, prefiro ser adoradora do que consumidora, rs.

Realmente tem muita coisa errada nas nossas igrejas, mas DEUS nos dá sabedoria para aprender com os erros.

Abraço.

Adeildo Nascimento Filho disse...

Valeu pelos comentários Marcio, Rick e Bruna... as mudanças dependem de nós... na verdade mais de vocês do que de mim... já tô velho!!! Abração

Adeildo Nascimento Filho disse...

Pr. Eli. Obrigado pelo comentário... bom tê-lo por perto amigão. Grande abraço.

mauro daicon disse...

MUITO BOA MESMO,MÁS POR QUE VC NÃO LIGOU PRA MIM,EU TE MANDAVA MAIS UNS DÓLARES,RS,GRANDE DEL....ABRAÇO

Adeildo Nascimento Filho disse...

Valeu Maurão... não por isso, vou programar outra viagem e vc me empresta algum, que tal?? Abração pra vc e a família.

Sandro disse...

Muito bom o texto, não tinha visto seu blog ainda, mas hoje comecei a ler, e esse tema que vc abordou é muito interessante, infelizmente vivemos num mundo capitalista que tudo se justifica pelo dinheiro, mas devemos lembrar que podemos fazer a diferença sim, seja no trabalho, escola....enfim, acho que temos que mostrar para o mundo que não somos o que "compramos", apesar de que as vezes não é fácil se conter rs, valeu abraço

Adeildo Nascimento Filho disse...

Valeu Sandro. Não tenho dúvidas que não é fácil se conter... Jesus já havia avisado que não seria. Abraço.