terça-feira, 29 de setembro de 2009

Com as duas mãos

A algum tempo atrás, em virtude do meu trabalho, tive a oportunidade de conhecer alguns orientais. Além das surpresas culturais iniciais em relação aos comportamentos, o jeito de falar, comer e de se expressar, uma situação em especial me chamou a atenção. Eles aceitavam todos os presentes (mesmo brindes pequenos sem muito valor) estendendo as duas mãos e curvando seu corpo em agradecimento.

Achei curioso a atitude e perguntei-lhes a respeito dela. Me disseram ser uma forma reverente de aceitar qualquer presente, independente de valor. Se alguém se dispõem a dar algo à você merece toda a atenção e carinho.

Confesso à vocês que desse dia em diante mudei um de meus comportamentos. Anteriormente sempre que alguém me oferecia algo eu dizia: “que é isso, não precisava!!”, ou então se alguém em algum restaurante se prontificava a pagar a conta eu recusava de pronto e como orienta a boa e velha etiqueta me dispunha a dividir.

É engraçado como todos nós gostamos de presentes (mesmo brindes pequenos sem muito valor) e de receber coisas inesperadas e gratuitas mas de alguma maneira tentamos disfarçar esse sentimento e na maioria das vezes transparecendo um ar de “humildade”.

O interessante de se notar é que no conceito cristão a humildade é que nos faz aceitar a graça divina e o orgulho tem o efeito contrário, ou seja, nos separa do favor de Deus.

Como já dizia o filósofo que “nos comportamos de acordo com aquilo que acreditamos” a partir de agora não rejeito mas presentes, nem almoços e jantares... desde as pequenas coisas até o maior presente de todos – dado pelo meu Senhor Jesus – aceito de bom grado e recebo com as minhas mãos estendidas.

Ao contrário do que alguns pensam, aceitar dádivas é sinal de humildade e não o contrário.

Então, quando quiser me pagar o almoço fique a vontade!!

Abraço

Nenhum comentário: