terça-feira, 29 de setembro de 2009

Saudades de Lutero

“Pregam doutrina humana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu]”.

A frase acima é a 27ª tese de Martinho Lutero, uma das 95 publicadas em 31 de outubro de 1517. Quando a leio fico com saudades de Lutero, ou pelo menos de pessoas como ele. Será possível após uma reforma tão grande na igreja ainda convivermos com doutrinas humanas que prometem mundos e fundos aos que contribuem com espírito de negociadores com Deus.

Será possível existir dinheiro suficiente no mundo para pagar o preço de uma alma? Existe dinheiro suficiente para aplacar os sofrimentos de uma humanidade egoísta e narcisista?... como bem observou Lutero tudo não passa de “doutrina humana”.

No evangelho da prosperidade o purgatório é a pobreza e o céu a riqueza terrena. Os objetivos mudaram mas o discurso é o mesmo. Quando aqueles que negociam suas ofertas e dízimos com Deus encontram fariseus dispostos a recebê-las o ambiente é propício para que o passado reapareça.

Mas enquanto houverem “homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela...” (2 Tm 3) nós cristãos precisaremos contribuir cada vez mais com nossos dízimos e ofertas para que o verdadeiro tesouro da Igreja seja cada vez mais conhecido.

“O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus.” (62ª tese de Lutero)

Ainda sou um protestante com saudades de Lutero!!

Abraço

Nenhum comentário: